Para Sempre

Discovery Kids vicia?

Posted on: julho 29, 2009

Ontem estava vendo televisão com meu filho e percebi uma coisa. Todos os dias ele chega da escola, brinca um pouco e, quando já está cansado de brincar, senta (ou deita) em frente à TV até dormir.

Até aí nada demais. Pelo contrário, é até bom a criança já começar a ter uma rotina no dia-a-dia. A questão é que essa rotina está indo além das atividades diárias dele e está fazendo parte também da programação da televisão. Todos os dias ele sabe que vai sentar no sofá e vai assistir Peixonautas, depois Mister Maker, depois Mecanimais, depois Bindi… Esta é a ordem dos desenhos que ele assiste toda noite no Discovery Kids. E como cada desenho acaba seguindo uma mesma linha de edição, história, cores, músicas etc, fico pensando se  isso não funciona como uma espécie de lavagem cerebral na cabecinha dele.

Não sei se é muita paranóia da minha cabeça pensar essas coisas. O que eu sei é que quando eu sento com ele e assisto à mesma grade diária de desenhos, sempre na mesma ordem e no mesmo estilo, eu me sinto um pouco hipnotizada e me vejo várias vezes com o olhar fixo naqueles movimentos, sons e cores. Será que esse efeito hipnótico gera uma espécie de vício que prende a atenção da criança todos os dias, nos mesmos horários, assistindo os mesmos desenhos? Que medo!

5 Respostas to "Discovery Kids vicia?"

Oi Chris,
Não sei se eu já tinha comentado com você que também tenho um blog.
Sabe que eu também penso muito a respeito disso que você falou? Não que eu ache que tenha algum “fator hipnotizador” no Discovery Kids em si, mas acho que na TV em geral. O Lucas fica completamente hipnotizado na frente dela. Mesmo que a gente esteja brincando, se a TV estiver ligada, ele não consegue se desligar dela (mesmo se estiver em outro canal). Ai ai, até onde isso é ruim ou não é a grande questão!
Beijos para vcs

Pois é Lois. Eu também fico impressionada como o Gabriel se concentra no que estiver passando na TV. Por isso, evitamos ao máximo deixar a TV em programas violentos quando ele tá olhando. Até quando estamos vendo jornal e passa uma reportagem sobre violência, mudamos de canal porque senão ele fica mesmo com o olhar fixo nas imagens.
Legal ver você por aqui. Vou “passear” no seu blog tb. 🙂
Bjs,
Chris

Chris!!!
A Isabela tb já fica hipnotizada por esses desenhos. E é viciada no DVD de clipes do Cocoricó. Não sabe falar o próprio nome, mas reconhece o Júlio, o Astolfinho… Medo!!!
Em tempo: SAUDADES!!! O Gabriel deve tar enorme – e lindo, claro!
beijinhos

Raqs querida! Que delicia ver vc por aqui!!
Temos que marcar um encontro desses pimpolhos. Eles vao tricotar muito sobre o Julio, o Pablo, o Barney. Hehehe
Muita saudade!
beijo grande

Meninas,
não se preocupem… Isso passa. Não vicia não, hehehe. Acho que para eles talvez seja como é para nós assistir a um filme. Às vezes estamos tão cansados que só queremos ver um filminho, né? Pois é, acho que eles também. A rotinasinha deles também cansa. Os trabalhinhos da escola, a aula de música, a aula de artes, a natação, o judô, o ballet… Quando eles chegam em casa, querem muitas vezes ficar quietinhos em frente à TV. E daqui a pouco eles não querem mais ver Discovery kids, porque eles começam a perceber que é muito bobo, hehehe. Os meus filhos (e olha que a mais nova só tem 5 anos), já não veem mais esse canal de jeito nenhum. E olha que eu tb sabia os programas de cor, que nem vocês, pq eles assistiam todo dia!
Enfim, fiquem tranquilas. Daqui a pouco eles mudam o foco de direção e começam a falar em Disney Chanel, Hanna Montana, Harry Potter. Mas graças a Deus, sempre haverá a santa da televisão, hehehehee.
Muitos beijos a todas.

Deixe um comentário

About Me

