Para Sempre

Surreal

Posted on: outubro 5, 2009

Em pouco mais de um ano, 24 funcionários da empresa France Telecom cometeram suicídio. E outros 13 tentaram se matar e não conseguiram. Impressionantemente, a cada mês, cerca de 2 funcionários se matam e deixam cartas culpando a empresa que os teria transferido de cidade, ou mudado suas funções, sem os ter consultado antes. Além de impor um rígido sistema de metas individuais, que estimula a competição a qualquer preço entre funcionários até da mesma equipe.

Na semana passada, um funcionário de 51 anos, pai de dois filhos, se jogou de um viaduto, no Oeste da França. Uma mulher de 32 anos pulou do quarto andar do prédio da empresa, em Paris, logo após uma reunião. Não deixou nenhum bilhete e os colegas que estavam na reunião também não comentaram o assunto que estava sendo discutido antes da tragédia.

No site da empresa há um comunicado dizendo que o presidente da companhia tem conversado com o Ministro do Trabalho sobre a situação e que já anunciou algumas mudanças, como colocar psicólogos à disposição dos funcionários e suspender todas as transferências, tanto geográficas como departamentais, pelo menos até o final deste mês para que o programa todo seja reavaliado.

Profissionalmente eu me pergunto o que o depto de Comunicação tem dito a seus funcionários, à imprensa, ao mercado e aos clientes sobre o caso. Como explicar a seus stakeholders que a empresa tem um grave problema interno de gestão que leva seus funcionários a um nível de estresse tão alto que eles só enxergam na morte a solução para os problemas?

Pessoalmente, eu me questiono o que leva um pai ou uma mãe a abandonar filhos, maridos, mulheres, pais e toda a família em função de uma empresa que não o respeita e não o valoriza? Como as pessoas deixam suas vidas chegarem a este ponto?

Anúncios

3 Respostas to "Surreal"

E tem sempre a opção de pedir as contas antes do suicidio, né? Como não tentaram isso?

Nossa, que horror td isso. Medo.
bjos,Chris!

Oi, Chris! Eu sou a mãe da Helena. Ah, não pare de escrever…gosto do seu texto! Beijinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

About Me

%d blogueiros gostam disto: